12 de julho de 2012

Livro da Vez: O Apanhador no Campo de Centeio



O Apanhador no Campo de Centeio é um romance que foi escrito no meio da década de 1960 nos Estados Unidos por J.D Salinger. Direcionado para o público adulto, mas que ficou mais popular entre os jovens, pois se identificavam com o protagonista e o livro trata de temas da adolescência como alienação, linguagem, rebeldia, angústia e confusão.

A história começa com Holden Caulfield, um garoto de 17 anos vindo de Nova Iorque, que estuda num internato só para meninos, o Colégio Pencey, e por tirar notas baixas em quase todas as matérias acaba sendo expulso e indo embora mais cedo para casa. Mas ele decide vagar em vários lugares de Nova Iorque sem um objetivo, só para adiar a chegada para casa. E ao longo dessa "viagem", o leitor vai conhecendo mais afundo sobre Holden, sua família e amigos do seu passado.

Este livro eu recomendo, pois conheci-o de modo inusitado. Quando estava no 9º ano, a professora de texto fez a sala ler alguns capítulos deste livro, que estava na apostila, e fazer os exercícios. E quando eu comecei a ler os capítulos fiquei mais curiosa para saber o que iria acontecer com Holden, mas a apostila só retirou uns quatro capítulos do livro e fiquei sem saber. Então decidi comprar o livro para saber como termina.

Já vou avisando, o livro tem baixo palavreado e uma pegada série tipo uns conflitos psicológicos dos personagens e não é recomendado para menores de idade (acho que até uns 14 anos recomendo ler). Gostei muito porque não era o que eu esperava (e isso foi bom!), foi um dos primeiros livros que li que é mais pé no chão (não é o tipo conto de fadas moderno à Meg Cabot); o protagonista fala do seu irmão mais velho que começou a escrever livros (o seu mais famoso que é um livro infantil) e acaba morando em Hollywood se prostituindo, seu irmão mais novo que morreu cedo e outras histórias que ocorre no livro e me fez abrir um pouco mais os olhos para a dura realidade.

E há curiosidades sobre o livro: 

§  O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeios", minutos antes de tentar o suicídio e da obra teria tirado inspiração para matar John. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa, ou seja, que teria tirado do livro a inspiração para matar o presidente Reagan. No filme "Teoria da Conspiração”, Mel Gibson faz o papel de um motorista de taxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente um mesmo livro, "o Apanhador no Campo de Centeio", em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra, por conta de uma dessas compras ele é descoberto por seus inimigos e quase acaba morto.

§  A banda punk-rock californiana Green Day gravou em 1991, no seu segundo álbum intitulado Kerplunk! A música Who wrote Holden Caulfield?  , baseada no livro. O vocalista, guitarrista e compositor Billie Joe Armstrong compôs a letra baseada no livro, pois para ele, Holden Caulfield, o personagem principal, era como ele, um cara rebelde, largado e "invisível". Billie teve que ler esse livro durante o colegial, mas acabou não lendo. Tempos depois, ele resolveu ler e acabou tornando um dos seus livros favoritos.

Ah, há um motivo do por que o livro ter esse título... que só lendo vai descobrir.

Bom espero que tenham gostado da minha primeira resenha de um livro, beijinhos.

- Gih Breve



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário