18 de maio de 2012

EM EXTINÇÃO: GENTILEZA - Será que ela acaba de vez ou há esperança?





Levanta a mão quem nunca foi testemunha ou vítima de uma resposta rude de um funcionário de uma loja ou de uma pessoa conhecida? Asseguro-me que todos já foram vítimas ou reagiram de forma insensível para outra pessoa.

Esses dias fui para a São Paulo capital com minha mãe e ela estacionou o carro dela no shopping e fomos de metrô até a região central da cidade ir ao médico (só para deixar claro, iria ser minha primeira consulta com esse médico). Ao subir as escadas para sair do shopping, notei que estavam preparando dentro de lá um palco com pessoas arrumando o som e luzes. Curiosa do jeito que sou, fui até onde havia uma funcionária do shopping olhando o movimento do local e perguntei o que irá acontecer nesse andar. Ela olha para mim de cima para baixo e diz:

- Vai ter um circo...

Para você que lê pensa "Ok até aí, normal, ela respondeu a sua pergunta", mas agora, meu caro leitor, imagina essa frase num tom SECO e FRIO, até o Alaska se sentiria morno comparando-se a essa frase.

Depois da resposta da moça, agradeci e fui continuar meu percurso. Lógico que não julguei a mulher pela sua atitude, vai que ela esteja em um mal dia (quem nunca acordou "chupando limão" como diria minha vó). Mas aquilo deixa uma energia muito ruim na gente que recebe, devo admitir. Continuando meu caminho; fui até o médico, como ele estava com uma paciente, eu e minha mãe ficamos sentadas na sala de espera (como o próprio nome da sala diz) esperando. E nessa sala estava a secretária dele, uma moça de certa idade de cabelo um pouco ralo e tingido de luzes vermelho vivo e foi extremamente gentil comigo e com minha mãe. Falava num tom tão baixo e serene, sempre se esforçar para deixar eu e minha mãe à vontade, puxava conversa, servia cappuccino (que estava uma delícia devo admitir) e ficou surpresa ao descobrir que tenho 17 anos (pensava que tinha 12 anos por causa do meu rosto). Conversa vai, conversa vem o médico me chama após a consulta da paciente.

Após a consulta, minha mãe foi falar com a secretária novamente para remarcar a minha volta no consultório e ficamos conversando até que (infelizmente) tivemos que partir. Quando saímos do consultório eu e minha mãe olhamos uma para outra e dissemos "amei esse consultório” (além da secretária ser muito gentil e delicada o médico me atendeu muito bem e era muito simpático) e saímos de lá bem mais "leve" e bem humoradas.

Depois desse dia, cheguei à uma conclusão que: comparando minha reação do primeiro acontecimento ao segundo, minha segunda reação é bem mais surpresa do que a primeira, (não me entenda a mal sobre a garota do shopping), mas hoje em dia estamos bem mais acostumados de ver pessoas olhando para nós com uma cara fechada do que ao depararmos com uma pequena e simples atitude de generosidade que ficamos boquiabertos. A gente não percebe muito porque, alienados do jeito que somos, esperamos os momentos passarem e esquecemos do nosso presente e do que contém ao redor. 

Tá confesso: não sou uma flor de pessoa mas tenho minha simpatia e admito que muitos momentos fiquei com cabeça baixa ao invés de sorrir ou dizer palavras gentis. Lembro-me que antes de sair do consultório, a moça falou "tenha um bom dia"...ao ouvir me toquei que, sempre quis falar isso ao sair de uma loja ou aos amigos mas sempre na última hora eu não falava e ia embora (não por ser fria, mas por timidez mesmo). 
Nessa semana fui á uma lojinha e ao sair tomei coragem e falei para atendente "tenha um bom dia" e, admito fiquei rosada pensando se ela me ignoraria, mas ela também respondeu com um simples sorriso "tenha um bom dia para você também".

 Tá, deve ser drama demais numa coisa até "comum" hoje em dia, mas percebi que, infelizmente, não é todo dia que somos tratados com bom humor e gentileza. Penso que simples atitudes pode mudar totalmente nosso dia e por que não podemos seguir a diante e, ao invés de mudar o dia, mudar vidas? O ser humano é um ser incrível que consegue, juntos, desde mudar montanhas de lugar até quebrar barreiras e grandes mudanças. E antes de começar a serem externas elas começam dentro de nós. Tente observar em você o que gostaria de mudar para melhorar o próximo, como tentar sorrir para alguém que nota que não esta bem ou diga algo bom e simples como "tenha um bom dia" (como eu) ou puxe assunto com alguém que esta no seu lado no ônibus; quem sabe com essas simples atitudes, agente não conheças pessoas incríveis. Pense sobre isso ;D

Bem esta ao fim do post, mas deixei uma imagens para começar o dia bem e... tenha um bom dia.



Essa imagem vi na internet e tem ótimas dicas para agir com gentileza.





- Gih Breve