30 de abril de 2012

Tecnologia - A aproximação da ciência e o afastamento do afeto humano



Bill Gates... Steve Jobs... Quem não souber quem são essas pessoas provavelmente mora numa caverna ou é julgado como "desatualizado" do mundo pelas pessoas hoje em dia.  Com o grande crescimento de tecnologia nos cercando fica mais fácil procurar recursos novos para a ciência - e ao mesmo tempo aproximando mais da ignorância e nos afastamos das pessoas que estão ao nosso redor.

Como escreveu um dia o famoso dramaturgo Walcry Carrasco "Sei que é o progresso. Mas será que, em meio a tanta tecnologia, não há espaço para sentimento real?"

Nunca fiquei tão brava (para dizer indignada) com o que me ocorreu esse mês: era intervalo na minha escola e eu fui comprar um lanche e subi as escadas para ir à sala falar com meus amigos; ao entrar foi impossível falar com eles, pois todos estavam ocupados demais jogando, ou acessando a internet por meio de seus tablets, netbooks ou "I" coisas-da-vida e eu olhando com uma cara de tacho observando eles, por mais que eu tentasse puxar assunto eles acabavam em menos de 5 minutos por estarem tão concentrado que quase nem notaram minha presença. Chateada saí da sala para achar minha outra amiga, ao encontra-la vejo ela e outra amiga mandando sms com o celular... e foi aí que explodi.

Pode me achar "velha" ou "antiquada" o que preferir, mas não sou assim, fico horas e horas na internet vendo futilidades (o que no fundo fico chateada ás vezes pois sinto que perco meu tempo com coisas vazias e poderia estar fazendo algo realmente útil e usando para ajudar a mim ou ao próximo). Mas fico realmente brava quando vou sair com meus amigos e sempre tem um que não larga o celular ou qualquer um desses aparelhos eletrônicos, fica realmente chato quando tenta falar com alguém e ela esta com um "tijolo" na cara (sem falar que é um gafe usar celular na mesa de comer em qualquer lugar). Esses dia vi uma campanha muito criativa no Facebook (que vou usar qualquer dia com meus amigos); quando você sair para comer com seus amigos, todos deixem seus celulares na mesa, quem pegar o celular primeiro paga a conta de todo mundo.

Platão disse que o uso da linguagem pode ser um remédio, cosmético ou um veneno; e no caso da tecnologia também entra nesse caso. O uso bom dela traz uma infinidade de possibilidades para abrir a mente, desde conhecer o que acontece dentro ou fora do país, ou conhecer novas pessoas com uma bagagem cultural e experiências diferentes até descobertas e soluções de problemas sociais (como criações de ONG's, projetos, incentivo para criar leis e etc).
Mas seu mal uso pode gerar problemas sem tamanhos; hackear sistemas, roubar informações de pessoas inocentes, intrigas que viram casos na Justiça e até o mais comum... a busca excessiva por informações inúteis que gera a ignorância e egoísmo nas pessoas (tão comum que você pode ser sem perceber). Elas afetam todos hoje em dia; nem as crianças estão salvas (fáceis de ser influenciadas por tudo que esta ao seu redor sem julgar pela falta de experiência de vida) elas dominarão no futuro uma tecnologia menos complexa e mais acessível para todos e (eu espero) que mantenham os mesmos valores bom que tinha no passado. 

Sou do tempo em que criança não se importava com a roupa que vestia e saia brincar de bola, ralar o joelho, nadar na piscina, brincar com os amigos, dançar na chuva e só entrava em casa todo ralado, com a roupa suja e suando de tanto correr e ouvia da mãe um sonoro "VÁ JÁ PARA O BANHO!" e depois do banho e do jantar ia jogar no vídeo game ou assistia um episódio novo de desenho animado que, para mim, era um pecado perder o episódio novo. Hoje já não é mais o mesmo, as crianças com esse uso das tecnologias, mal saem de casa, ficam presos em suas casas assistindo tv e entrando na internet o dia inteiro, parecem vampiros com olheiras enormes e falta de vitaminas que o corpo necessita (devido pela falta de ir ao sol, não ter uma boa alimentação, não fazer exercícios e outras causas), mas seus pais não notam, pois muitos deles estão correndo contra o tempo trabalhando e até acham bom o filho não sair para ficar menos se preocupando sobre o filho (não todos só para ficar claro).

Então saí um pouco do computador, tv, tablet qualquer que seja. Sinta o ar, o sol na pele e tenta se desligar por um ou dois minutos das coisas de fora e reflita sobre você, se o que esta fazendo é o certo ou pode melhorar; vá dar uma caminhada e relaxar. Esses tipos de coisas podem ser simples, mas quem sabe no futuro você não tenha mais essas oportunidades que esta tendo agora. Olhe ao seu redor e veja se esta tudo "realmente" bem (pode acreditar mas acontece coisas muita ruins nas pessoas que estão ao seu lado e não quer que saibam ou estão te dizendo na sua cara). Abra os olhos e seja algo que o mundo precisa hoje!

Confesso que a tecnologia realmente pode nos surpreender (tanto no bom como no mal sentido) e espero que uso correto dela salve o tanto de gente que não usa do mesmo jeito. Se não, agente irá afogar no mar de nós mesmo. 

Para quem que, assim como eu quer mudar o mundo, mas não sabe por onde começar veja o vídeo que é trailer do filme Quem se importa? Para ter uma inspiração. Muito são as inspirações, mas tudo começa com a sua atitude.




- Gih Breve